Como sua IES pode preparar os estudantes para o mercado de trabalho?

Avatar

Instituições devem oferecer recursos para o aluno planejar sua carreira e desenvolver as competências desejadas. Mas como aplicar estratégias a fim de aumentar a empregabilidade de alunos?

Empregabilidade é um indicador que diz muito sobre as práticas de sua IES. Afinal, o papel das instituições de ensino superior, hoje, vai muito além de desenvolver conhecimento. Elas precisam aumentar a empregabilidade dos alunos. Até mesmo para que eles possam se manter na universidade.

É indispensável preparar o estudante de forma prática para a carreira que o aguarda. Mas não se preocupe. Adotando as dicas a seguir, chegar ao mercado de trabalho vai ser um passo natural para seus alunos.

Ofereça orientação profissional

Existem diversas formas de auxiliar o aluno a planejar sua carreira. A IES pode disponibilizar programas de mentoria , feira de carreiras e palestras. Para gerar sinergia entre as iniciativas, reúna essas ações com foco em empregabilidade sob o comando de um escritório de carreiras . É importante que o estudante conheça as possibilidades que a profissão escolhida oferece. Além disso, ele pode projetar os rumos que deseja tomar durante sua formação.

Estimule o trabalho em equipe

Saber trabalhar de forma colaborativa com o grupo é uma das habilidades mais requisitadas no mercado de trabalho. Faça com que exista uma cultura de cooperação em sua IES e que os exercícios em equipe sejam parte do cotidiano das disciplinas. Medidas assim resultam em maiores habilidades de comunicação, mais flexibilidade e desenvolvimento de liderança.

Trabalhe com experiências práticas para aumentar a empregabilidade de alunos

Aproxime ao máximo as atividades propostas da realidade do mercado de trabalho. Familiarizar-se com os desafios da profissão já é uma preocupação dos próprios estudantes. Segundo levantamento divulgado pela Época Negócios, 69% dos alunos gostariam que as IES tivessem mais matéria práticas e 41% querem mais simulações reais em sala de aula. As metodologias ativas, por exemplo, podem proporcionar essas experiências práticas ao alunos. Eles conseguem vivenciar situações muito semelhantes àquelas que irão encontrar na carreira.

Tenha um programa de estágio estratégico

Oferecer programas de estágio é requisito básico. Mas não faça dessa iniciativa algo protocolar. Crie uma ponte verdadeira entre a IES e as empresas do mercado de trabalho para oferecer melhores oportunidades. Além disso, mantenha o programa estrategicamente integrado a atividades de orientação profissional por meio de um escritório de carreiras. Assim, o estudante atua em estágios alinhados com o planejamento profissional traçado.

Desenvolva competências comportamentais

Muito mais do que conhecimento técnico, o profissional de hoje é cobrado por suas competências comportamentais.  Proponha exercícios que trabalhem habilidades como inteligência emocional e pensamento crítico. Tenha em mente que saber coordenar uma equipe para resolver problemas complexos de forma criativa e inovadora é algo que vale ouro no mercado de trabalho em 2019 e promete seguir assim pelos próximos anos.

Sua IES quer aumentar a empregabilidade de alunos e egressos?

Saiba que 75% das 100 melhores universidades do mundo usam a solução de carreiras e empregabilidade Symplicity para atingir seus resultados.

Baixe nosso eBook :: “Empregabilidade: 5 motivos para considerá-la um diferencial estratégico da sua IES” e entenda porque sua Instituição precisa investir em estratégias de empregabilidade e como a Simplicity pode ajudar.

Deixe um Comentário