Fique por dentro de um dos maiores eventos de empregabilidade no mundo

Natália Collor

O CSM Symposium foi realizado em Washington DC, entre os dias 7 e 9 de julho. Uma vez que este é um dos principais eventos de empregabilidade no mundo, a equipe Symplicity Brasil marcou presença.

O evento

Workshops, palestras, pessoas que são referência em empregabilidade no ensino superior e trocas sobre boas práticas em escritórios de carreiras. Para exemplificar, essas são as principais atividades e interações que o CSM Symposium oferece para seus participantes.

A equipe da Symplicity Brasil, representada pelo gerente da unidade de negócio, Rodrigo Madeira, e o engenheiro de soluções, Gustavo Rattay, participou de diversos momentos. Entre esses, integrações entre instituições de ensino, palestras de clientes, e exposição de cases de sucesso e melhores práticas relacionadas à gestão de carreiras e empregabilidade em Instituições de Ensino Superior do mundo todo.

Quer saber mais sobre empregabilidade? Baixe o e-book 5 motivos para considerá-la um diferencial estratégico da sua IES

Participações de referências

Todos os anos, o CSM Symposium reúne referências do mercado para trazerem inovações e discussões pertinentes à área de empregabilidade. Dessa forma, Eric Stoller, blogger de tecnologia do Inside Higher Ed, foi um dos convidados deste ano. Ele trabalha com mídias sociais, é digital influencer e consultor de melhores práticas em redes sociais para escritórios de carreira. Eric falou sobre a importância dos escritórios de carreiras estarem voltados para o digital para se conectarem com os alunos.

Estiveram presentes, também, universidades de renome que trabalham com empregabilidade e apresentaram as melhores práticas e os principais desafios enfrentados. Por conseguinte, uma das principais discussões entre as instituições está relacionada à jornada do aluno. O intuito é de propor uma experiência efetiva aos estudantes e promover atividades de acompanhamento, desenvolvimento e formação, por exemplo. Da mesma forma, o objetivo é que os alunos vivenciem, desde o primeiro dia de curso até o momento da sua graduação, atividades acadêmicas e profissionais para transformar suas vidas no futuro.

Cliente Symplicity Brasil presente no evento

A PUC PR, cliente da Symplicity Brasil, também participou do evento e trouxe suas melhores práticas para o CSM Symposium.

Isabela Albuquerque, Coordenadora do PUC Carreiras, apresentou como funciona o escritório de carreiras e quem é a PUC PR. A instituição é parceira da Symplicity Brasil há um ano. A parceria tem como propósito promover o escritório de carreiras e fortalecer a estratégia institucional da IES.

O projeto foi muito bem recebido pelos participantes. Principalmente em relação aos indicadores e resultados do escritório de carreiras. Tais como a redução das taxas de evasão da IES e o engajamento dos alunos. Outro ponto que se destacou foi que o núcleo de Isabela conseguiu justificar o retorno de investimento em carreiras na PUC PR com dados e números.

A iniciativa de entrevistas simuladas utilizando óculos de realidade virtual da PUC PR foi um dos pontos altos da apresentação. Entre os espectadores estava Eric Stoller, que testou a tecnologia. O blogger fez comentários sobre a ação da PUC PR estar na vanguarda da tecnologia, mesmo em um cenário de empregabilidade tão maduro como o estadunidense.

Projeto de empregabilidade da PUC PR
Eric Stoller e a tecnologia da PUC PR

A importância de discussões sobre empregabilidade

As pautas relacionadas à empregabilidade e gestão de carreiras que a Symplicity levanta no Brasil ainda são pouco latentes entre instituições do país. Um dos motivos pode ser em virtude da realidade de mercado e também da maturidade das instituições no que tangem estratégias de empregabilidade.

Contudo, é importante ressaltar que empregabilidade não é apenas um assunto “interno” das Instituições. Mas, sim um importante fator de desenvolvimento e atenção por parte dos estudantes. Segundo pesquisa da Educa Insights, 66% dos estudantes ingressam no ensino superior para conseguir um bom emprego no futuro.

Para Gustavo Rattay, em eventos como o CSM Symposium é possível aprender a partir da experiência de escritórios de carreiras e universidades internacionais com bastante maturidade nesse mercado. “Com a apresentação das suas estratégias, aprendizados e resultados, conseguimos entender o quão alinhados e bem orientados estamos para transformar um pouco do ensino superior no brasil, principalmente atendendo as expectativas de tantos alunos que hoje ingressam no ensino superior”, ressalta Rattay.

Deixe um Comentário