Estratégia de empregabilidade da Unifor: como funciona

Natália Collor

Os objetivos da Universidade de Fortaleza (Unifor), desde o princípio, são a garantia da formação de recursos humanos e capacitação de mão-de-obra qualificada para o desenvolvimento regional. Desde 2017, a universidade encontrou na Symplicity as ferramentas necessárias para ter uma estratégia de empregabilidade como um pilar ainda mais estruturado e como diferencial de mercado, fortalecendo assim seus objetivos perante a comunidade acadêmica.

No final do ano de 2017, foi lançada a plataforma de carreiras na IES disponível para todos os alunos da universidade, e ainda estruturaram uma área de carreiras como suporte aos estudantes.

Funcionamento da equipe de carreiras com estratégia de empregabilidade

As principais atividades da equipe de carreiras são orientação para elaboração de currículos, workshops, suporte para colocação no mercado de trabalho, auxílio com as melhores práticas em entrevistas e abordagens a possíveis empregadores. Além disso, a equipe é encarregada de toda a gestão de estágios dos alunos.

“A Unifor é uma IES muito renomada, então sempre tivemos busca de empresas por nossos alunos. Eram colhidas vagas em empresas e conectavamos com estudantes. Foi visto que essa rotina já não bastava, a parte burocratica não funcionava sozinha, mesmo com o que faziam”, explica Karol Mota.

Por meio da plataforma Symplicity, a equipe de carreiras consegue mapear vagas e fazer um gerenciamento delas com um sistema intuitivo. Sobretudo, com relatórios para acompanhamento da evolução dos estudantes. Quando alguma vaga não é contemplada com um aluno da Unifor, a equipe de carreiras entra em contato com os empregadores. Assim, consegue saber por que o aluno não foi contratado e assim passar orientações para coordenação desenvolver determinada competência nos alunos. Dessa forma, a universidade se mantém atualizada com o mercado de trabalho. Portanto, pode desenvolver seus estudantes de acordo com a necessidade da área em que eles estão inseridos.

estrategia-de-empregabilidade
Foto: Ares Soares/Unifor

Antes de Symplicity

O setor de carreiras da Unifor começou como divisão de estágio e estava vinculado a vice-reitoria de extensão. O trabalho desta equipe era auxiliar os alunos em relação a documentação e fazer uma mediação entre estudantes e empresas. Isso para que os alunos estivessem em campo, colocando em prática o que aprendiam na IES. Uma vez que era tarefa da divisão toda a burocracia e documentação para estabelecer uma relação com empresas.

A partir desse processo antes manual e exaustivo, foi pensada uma reestruturação. Além de uma solução para integrar o estudante que chegava a IES na estratégia de empregabilidade. Nasceu dessa reestruturação o setor de carreiras, chamado de sucesso acadêmico, se divide em várias áreas que juntas trabalham para maior resultados para os estudantes.

Uma das principais ações pós reestrutura foi entender como fazer uma acolhida para os novos alunos e analisar as possilidades que a instituição trazia para a vida desse jovem. Percebeu-se que todo o processo do estudante dentro da IES englobava o sucesso acadêmico. Seja na integração do aluno em um primeiro momento, vivenciar oportunidades, começar a experienciar e conversar com o mercado. Em seguida, uma segunda transição, quando o aluno está saindo da instituição para o mercado de trabalho.

75% das 100 melhores universidades do mundo usam a Symplicity

Por fim, a Solução de Carreiras e Empregabilidade Symplicity foi projetada para lidar com esses desafios. E podemos dizer que ela provou ser a solução vencedora para Universidadees em todo o mundo. Hoje estamos em parceria com mais de 1.400 instituições de ensino superior em 36 países de todos os continentes. Incluindo Universidades como UPenn, NYU, UCLA, Harvard, INSEAD e muitas outras.

A Symplicity atua como parceira na construção de uma estratégia de empregabilidade para seus alunos e no suporte aos escritórios de carreiras. Além de departamentos impactados ao longo do ciclo de benefícios para a instituição, que vai desde o processo de captação até a relação com os egressos.

Conheça agora mesmo a solução!

Deixe um Comentário