Como criar um escritório de carreiras na minha IES: primeiros passos

Natália Collor

Cada vez mais, os estudantes procuram por instituições com bons níveis de empregabilidade e que ofereçam iniciativas como um escritório de carreiras

A alta competitividade dentro e fora das IES colocou novas prioridades na hora de escolher onde estudar. Atualmente, os alunos valorizam instituições que ofereçam altos índices de empregabilidade e iniciativas inovadoras na área. Em razão disso, criar um escritório de carreiras dentro da sua IES é uma excelente forma de atrair e reter talentos.

Em resumo, os escritórios de carreiras têm como objetivo criar pontes entre a IES e o mercado de trabalho. É uma das melhores formas de aproximar a realidade acadêmica daquela vivida pelos profissionais.

Dessa forma, isso garante que os estudantes desenvolvam competências realmente importantes na hora de gerir sua própria carreira.

A estruturação de um escritório de carreiras demanda uma boa dose de estratégia.

Quero dar o primeiro passo para implementar uma estratégia de empregabilidade na minha IES!

Você pode iniciar um escritório de carreiras seguindo estes três primeiros passos:

Defina suas metas

A criação de um escritório de carreiras na sua IES deve ser vista de forma estratégica e estar alinhada com o planejamento da instituição como um todo.

Nesse sentido, determine os objetivos que deseja atingir com a iniciativa e estabeleça os indicadores de desempenho (KPIs) a serem monitorados. Algumas possíveis metas são:

  • aumentar o índice de empregabilidade;
  • reduzir a evasão;
  • aumentar o engajamento de alunos e egressos junto à IES;
  • gerar reconhecimento do mercado sobre a qualificação dos alunos da IES.

Invista na tecnologia correta

Primeiramente, a tecnologia é uma peça-chave na implantação do escritório de carreiras. Eleja cuidadosamente a solução que vai atender essa área. Priorize empresas com resultados consolidados ao redor do mundo e que ofereçam uma visão mais ampla e estratégica sobre empregabilidade.

As soluções da Symplicity  foram desenvolvidas a partir de insights das principais instituições do mundo. Com elas, você tem acesso às melhores estratégias e ferramentas de qualificação profissional, acompanhamento, gestão de estágio e emprego.

O software Symplicity Enterprise CSM  integra diferentes setores da sua IES, oferecendo soluções tanto para alunos, quanto para empregadores e equipes. Os módulos impactam desde a preparação até a colocação do aluno no mercado de trabalho.

Interprete os dados de forma inteligente

Em segundo lugar, com os dados gerados a partir do escritório de carreiras, é possível otimizar a gestão e o retorno de investimento. Isso garante a continuidade e o aprimoramento do projeto. Mas não se baseie em análises superficiais.

Por fim, defina seus rumos a partir de um diagnóstico de empregabilidade confiável e apurado. Converta a enorme quantidade de informação gerada pelos escritórios de carreiras em melhores práticas para a IES. Esta é a forma mais eficiente de atingir seus objetivos.

Fez seu checklist? Metas estrategicamente estabelecidas, solução tecnológica adequada e análise eficiente de dados. Seguindo estas três etapas, o escritório de carreiras da sua IES já tem um começo promissor pela frente.


Agora vamos tirar do papel o seu próprio setor de carreiras? Baixe o eBook “Como estruturar um setor de carreiras na sua IES” e vamos tornar empregabilidade uma realidade na sua instituição

Deixe um Comentário