Por que trabalhar a empregabilidade nas IES desde o primeiro dia de aula?

Symplicity

Os resultados impulsionam o sucesso profissional dos alunos e aumentam a competitividade das Instituições desde o primeiro dia de aula. Veja por que investir em empregabilidade nas IES.

Matéria publicada na Revista Ensino Superior

Em uma época em que os índices de desemprego atingem cerca de 13 milhões de brasileiros, o tema da empregabilidade se faz cada vez mais necessário na formação dos estudantes.

Desde 2017 no Brasil, a Solução de Carreiras e Empregabilidade da Symplicity foi projetada para lidar com esses desafios.

Antes de mais nada, o gerente de Novos Negócios do Grupo A e responsável pela operação nacional da Symplicity, Rodrigo Madeira, afirma: “é uma obrigatoriedade das instituições ajudar seus alunos a se prepararem para o mercado de trabalho”.

Além disso, pontua que, no atual contexto de educação e emprego no país. “Em resumo, as IES que tiverem melhores índices de empregabilidade serão aquelas que atrairão e reterão mais estudantes desde o primeiro dia de aula.”

Aproximar alunos e empregadores

“Hoje há certo distanciamento entre academia e mercado de trabalho, e as empresas estão sedentas para se aproximar das instituições e seus projetos de empregabilidade”, garante Madeira.

Entre as IES parceiras da Symplicity, está o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, com sede em São Paulo. “O objetivo do projeto é tornar a empregabilidade um componente curricular”, afirma o pró-reitor de EAD, Carlos Fernando de Araújo Jr.. “Saímos de uma posição indireta e reativa, para uma função pró-ativa e integrativa em nossos cursos e programas, visando o sucesso profissional dos alunos”, diz.

Jornada do aluno a partir do primeiro dia de aula

Em primeiro lugar, as estratégias de empregabilidade afetam todo o ciclo de vida dos estudantes e egressos. “Se acompanho meu aluno no decorrer do curso, consigo avaliar sua satisfação, evitar a evasão e, se for o caso, ajudá-lo a migrar para outro curso na mesma instituição”, explica Madeira.

Para Maria Beatriz Balena, pró-reitora de Graduação da PUC-PR, IES que também já utiliza as soluções da Symplicity, pensar no sucesso profissional do aluno faz parte da essência da instituição – “essa é uma oportunidade de repensar, junto com nossos estudantes, sobre os novos modelos de trabalho que estão surgindo”. Na sua opinião, “o mundo nunca foi tão repleto de possibilidades; estar preparado, consciente das transformações e aberto às oportunidades é fundamental.”

Por fim, estratégias de empregabilidade impactam a experiência de alunos e egressos. Assim como a competitividade de uma instituição de ensino que as aplica de forma bem-sucedida. A Symplicity, representada no Brasil pelo Grupo A, destaca cinco motivos essenciais para as IES investirem em empregabilidade:

#1  Primeiramente, diferencial competitivo na captação de alunos;

#2  Em segundo lugar, a relação entre empregabilidade e foco no aluno;

#3  Estratégia para redução dos índices de evasão;

#4  Conexão com o mercado de trabalho;

#5  A importância da empregabilidade para a educação continuada.

Você sente a necessidade de entender melhor o por que de sua Instituição precisar investir em estratégias de empregabilidade?

Quero baixar o eBook “Empregabilidade: 5 motivos para considerá-la um diferencial estratégico da sua IES”

Deixe um Comentário

Sua IES já possui
um escritório
de carreiras?

Baixe nosso guia exclusivo com
dicas práticas para sua IES começar
a estruturar uma estratégia
de empregabilidade.