Empregabilidade pode ajudar a combater a evasão no ensino superior

Natália Collor

A evasão no ensino superior é uma realidade no sistema educacional. Além de ser uma das principais preocupações das instituições de ensino. Os motivos podem estar relacionados a diversos fatores. Entre eles, problemas familiares, de aprendizagem ou de entendimento da atuação profissional após a formatura. No entanto, na maior parte dos casos, a evasão está relacionada com aspectos financeiros. Nesses casos, as instituições podem assumir uma postura mais proativa para reverter o cenário antes que o aluno abandone o curso.

O cenário do ensino superior brasileiro

A educação superior no Brasil vem se transformando gradativamente, assim como o perfil do aluno. Cada vez mais frequente é a presença de alunos não-tradicionais, tanto na graduação presencial, quanto a distância. Via de regra, esse perfil é formado majoritariamente por pessoas que são as próprias responsáveis pelo investimento financeiro no curso.

Logo, para que esse aluno possa se manter matriculado, é imprescindível que esteja inserido no mercado de trabalho. Isso está relacionado, especialmente, com a possibilidade de financiar seus estudos. Além disso, devido ao peso do investimento e da necessidade iminente de colocação profissional, muitos estudantes acabam abandonando o curso. Isso se deve a não conseguirem perceber o valor da sua educação ou por não terem suas expectativas atendidas em relação à inserção no mercado de trabalho.

A relação entre empregabilidade e evasão no ensino superior

Um levantamento do IBGE demonstrou que a taxa de desemprego entre jovens de 18 a 24 anos, no segundo trimestre de 2018, estava em 32%. E quando se verifica o percentual de estudantes que estão em busca de estágio, esse quadro mostra-se ainda mais preocupante. De acordo com levantamento mais recente da ABRES (Associação Brasileira de Estágios), apenas 9,2% dos estudantes universitários estagiam.

O SEMESP divulgou, em novembro de 2018, um Panorama dos Concluintes do Ensino Superior. Milhares de alunos, matriculados e egressos, fizeram parte da pesquisa. Aqueles que ainda não concluíram o ensino superior (em IES privadas) atribuem a não-conclusão principalmente ao fator financeiro. Portanto, uma instituição que se dedica a proporcionar experiências práticas e conectar alunos e empregadores desde o início da formação tem maior potencial de reduzir efetivamente suas taxas de evasão no ensino superior.

A experiência em empregabilidade da Symplicity para apoiar IES brasileiras

A Symplicity tem mais de 20 anos de trabalho. Nesse tempo, foram entregues diversos projetos institucionais de empregabilidade pelo mundo e recentemente no Brasil. Este esforço envolve parcerias estratégicas com empregadores. Bem como contempla a oferta de serviços de carreiras para alunos e egressos.

No cenário brasileiro, a Symplicity adquiriu a Contratanet, no ano passado. A empresa brasileira foi criada com base nas carências do país em relação à educação. Além de ter foco justamente em conectar estudantes às vagas no mercado de trabalho.

Alinhadas, as duas empresas se unem para um projeto transformador para a empregabilidade dentro das IES brasileiras. O Gerente da Unidade de Negócio, Rodrigo Madeira, afirma que a ideia foi unir a visão mais refinada e a experiência de projetos mais complexos da Symplicity com a tropicalização e aplicação ao contexto brasileiro que a Contratanet tem. Unindo os esforços para empregar os alunos, a evasão por aspectos financeiros é reduzida e estes estudantes conseguem ser potencializadores da própria aprendizagem.

“O projeto é baseado em automatizar os processos de estágio e oferecer um portal exclusivo com milhares de vagas de estágio e efetivas. Essa é uma das principais solicitações de instituições brasileiras. Com isso, apoiamos instituições, mesmo aquelas com limitação de recursos, a oferecerem atividades e serviços para os alunos e egressos”, explica Madeira.

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