Diversidade nas empresas: como fazer parte de um ambiente plural

Natália Collor

Foi-se o tempo em que as empresas tinham times uniformes, especialmente nos cargos executivos. Cada vez mais, a diversidade nas empresas representa lucratividade, porque alinhar os públicos interno e externo faz com que as vendas aumentem. Isto porque se torna mais fácil antecipar as necessidades dos compradores.

Por isso, é relativamente comum encontrar jovens de menos de 30 anos atuando como líderes de times mais experientes, por exemplo. Ou colegas com mais de 20 anos de diferença de idade trabalhando na mesma função. Nesse sentido, saber se deslocar entre grupos heterogêneos conta a favor, especialmente se sua meta é trabalhar em empresas de tecnologia ou em grandes organizações. Que, via de regra, estão se preparando institucionalmente para incluir perfis variados de colaboradores.

Promova a inclusão da diferença

Primeiramente, mais do que atuar com pares diferentes de você, é fundamental promover a diversidade nas empresas. Não basta apenas acabar com a homogeneidade nas equipes; todas as pessoas devem se sentir aceitas e partes primordiais para que o objetivo comum seja atingido. Entenda como você pode agir de forma positiva em um grupo diversificado.

Dispa-se de preconceitos

Isso vale desde aquela piadinha machista que há muito tempo já perdeu a graça até a tratar de forma diferente, agressiva ou irônica pessoas diferentes de você. Vivemos uma época de pluralidade, os indivíduos estão cada vez mais empoderados e assumindo suas singularidades. Qualquer discriminação, seja social, racial ou de gênero, além de provocar segregação, é ilegal, e pode provocar sérias consequências dentro de uma organização.

Leia também:
::
Mentoria para mulheres: PUC PR aposta em aconselhamento profissional
::
As angústias dos estudantes de ensino superior sobre carreira

Isso também vale para estereótipos, aquelas ideias pré-concebidas de que determinado grupo de pessoas com características semelhantes age igual. Em resumo, esse tipo de juízo de valor é uma forma de preconceito e deve ser evitado no ambiente profissional.

Aceite opiniões diversas das suas

Cada indivíduo é único em sua história de vida e experiência profissional. Toda essa bagagem faz com que cada pessoa enxergue uma situação de formas diferentes. Estar aberto a usar esse conhecimento alheio para trabalhar em equipe é o que faz com que a diversidade nas empresas realmente atue de forma positiva para os resultados das empresas. 

Aproveite eventos de integração para… interagir

É comum que as organizações promovam momentos como happy hour semanal, encontros para divulgar resultados ou eventos para alinhar estratégias. São situações em que pessoas de diferentes times estão no mesmo espaço. Aproveite essas oportunidades para conhecer seus colegas de outras equipes. Provavelmente vocês encontrem inúmeras semelhanças por trás da diferença aparente.

diversidade-nas-empresas-happy
Foto: Pexels

Evite usar tom crítico sobre características de outras pessoas

Você pode até ser extremamente contra religião e nunca ter pisado em um templo ou igreja, mas já pensou que, enquanto fala alto no ambiente de trabalho sobre como os sacerdotes manipulam os fiéis, pode estar sendo ouvido por uma pessoa que frequenta rotineiramente um culto?

Esse tipo de atitude talvez nem aconteça de forma proposital, mas gera desconforto e segregação. Por isso, em ambiente profissional, é bom evitar o tom crítico quando se trata de características pessoais.

Procure os canais de apoio dentro da empresa

Por fim, presenciou alguma injustiça ou discriminação no seu trabalho e não sabe como proceder? Algumas vezes, a má atitude acontece por parte de gestores ou de funcionários com cargos mais elevados, o que inibe uma ação imediata. Caso aconteça com você ou com algum colega, procure os canais de apoio a colaboradores em busca de orientação.

Deixe um Comentário